Pé Na Estrada, Um Livro para Aprender Português Brasileiro

Carina Santana e Andrea Rodrigues, Asociación Escuelas Lincoln

penaestrada

Pé na estrada, um livro para aprender português brasileiro de forma agradável para os adolescentes, com propostas inovadoras e um interessande eixo estruturador de todos os temas e textos.

“Pé na estrada!” surge da necessidade de organizar um material de qualidade, adaptado às nossas práticas em sala de aula. Sabemos que o aprendizado do português como língua estrangeira é uma tarefa difícil se não estiver dirigido ao público que queremos trabalhar. Em geral, os livros de português que encontramos para estrangeiros estão escritos para um público adulto, e vários deles possuem temáticas antigas e uma forma de ensinar orientada à aprendizagem escrita do idioma. Poucos são os livros que possuem um critério na organização estrutural do material e, destes poucos livros encontrados, somente uma pequena porcentagem incentiva o aprendizado da língua através da cultura.
Este material foi pensado para jovens estrangeiros que desejam conhecer um pouco da cultura brasileira, demistificando qualquer imagem preconcebida que tenham do Brasil, e desenvolver a aquisição da língua portuguesa nos níveis básicos 1 e 2 (A1 e A2 para o M.C.E.R.L).
O português é um idioma presente em muitos países, mas o Brasil é o país onde se concentra a maior quantidade de pessoas que dominam a língua no mundo todo. Além disso, é o nosso país, e nos dá uma alegria imensa poder compartilhar não apenas o idioma mas também a cultura do nosso povo. Por estas razões estruturamos este material educativo a partir das regiões geográficas do Brasil: Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

penaestrada2
Essa organização responde à ideia de que a aprendizagem de uma língua estrangeira é um processo que deve ser realizado através da compreensão da cultura e da sociedade que fala esse idioma. Cada capítulo apresenta uma das regiões do país e desenvolve temas de interesse dentro das características próprias de cada uma delas. Desta maneira, o aluno conhecerá os centros urbanos e espaços rurais de cada canto do país e se informará sobre seus habitantes, com suas particulares expressões artísticas, musicais, literárias, assim como suas tradições culturais e condições no meio ambiente.
Os textos e atividades deste livro possibilitam que o aluno desenvolva um aprendizado crítico e contextualizado da língua portuguesa, considerando que para se obter um verdadeiro domínio das habilidades linguísticas é necessário vivenciar diferentes experiências como: leitura e compreensão de textos, produção e interpretação de discursos orais, e produção escrita.
Aqui a língua é apresentada em suas duas variáveis: língua padrão e língua coloquial em diferentes situações de comunicação, desde as mais cotidianas até as mais complexas. A gramática está aplicada de forma progressiva em diferentes tipos e gêneros de textos: diálogos cotidianos, apresentação das características geográficas, textos de opinião, notícias, letras de música, biografias, textos literários, folhetos turísticos, entre outros.

penaestrada3
Para trabalhar com a audição e produção oral, realizamos um vínculo a uma página da Internet com vários recursos de áudio e vídeo: receitas culinárias, notícias, entrevistas, músicas e filmes. Além disso, os textos que se encontram em cada capítulo estão gravados para que o aluno aprenda a pronúncia das palavras desde os primeiros capítulos. Os áudios podem ser encontrados no site www.grupotramas.com.ar.
Gostaríamos de agradecer a iniciativa da Asociación Escuelas Lincoln de Buenos Aires por ter possibilitado a publicação deste livro e por ter começado a usá-lo como material em suas aulas de português.
Esperamos que aproveitem ao máximo este material!
Carina Santana e Andrea Rodrigues (andrea.rodrigues@lincoln.edu.ar)

Author: Silvia Rosenthal Tolisano

Silvia Rosenthal Tolisano, a Third Culture Kid , an independent educational consultant and AASSA’s Social Media Coordinator.

Silvia is known in the international bloggersphere under the name of “Langwitches”. To learn about her work, subscribe to the Langwitches Blog and follow her on Twitter- @langwitches.

Share This Post On

1 Comment

  1. Muito interessante! Eu moro na Inglaterra, aonde posso comprar esse livro. ja tentei buscar mas não o encontro.

    Obrigada
    Tania

    Post a Reply

Submit a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Subscribe For Latest Updates

Signup for our newsletter and get notified when we publish new articles!